O que é a Fundação Capacitar?

É uma entidade sem fins econômicos, apartidária, de natureza comunitária, que tem por finalidade promover e gerenciar ações no campo da educação superior através da capacitação, desenvolvimento e divulgação do conhecimento científico e tecnológico. A execução dos trabalhos da Fundação e do Programa de Mentores é feita exclusivamente por voluntários motivados pela gratidão.

O que faz?

Proporciona aos alunos suporte financeiro, acadêmico e social através de dois programas:

    • Programa de Benefício de Crédito Mentoria: Tem por finalidade, a outorga de crédito parcial no ensino superior, a estudantes comprovadamente carentes de recursos econômico-financeiro, impossibilitados de arcar com os custos da sua formação e estejam regularmente matriculados em instituição de ensino superior conveniada.
    • Programa de Mentores: Visa dar suporte acadêmico e humano para alunos que recebem o benefício de Crédito Mentoria, por meio da atuação de profissionais formados em diversas Áreas. A Mentoria é oportunizada como apoio aos beneficados em toda a sua plenitude evolutiva.


Foi fundada no ano de 2007 pelo casal insituidor Sr. Martin Mundstock e Sra. Maitê Pohl Mundstock. É uma entidade sem fins econômicos, apartidária, de natureza comunitária, que tem por finalidade promover e gerenciar ações no campo da educação superior.

A Fundação Capacitar conta com o programa de Mentores que é voltado para alunos do Ensino Superior e visa dar suporte financeiro, acadêmico e humano. Todas as ações do programa são voltadas ao desenvolvimento pessoal, acadêmico e consequentemente profissional do Mentorado. O suporte humanístico é desenvolvido pelo Mentor, pessoa voluntária ligada à Fundação.

Símbolo da Fundação Capacitar

O símbolo da fundação é o infinito, por que temos a confiança de que os beneficiários dos Fundos, uma vez superada sua carência, retornem os créditos recebidos, permitindo a inserção de outros em situação semelhante.

O símbolo é composto aparentemente de duas fases, uma fase representando o período de "receber" e outra fase, representando a fase de "retribuir", retornar, e este binômio, outra vez, condição para tender ao infinito.

Seja um Voluntário

A motivação da Fundação Capacitar é participar, contribuir, viabilizar a capacitação de pessoas com elevado potencial humano e que buscam na Fundação meios para realizarem esta potencialidade. Acreditamos que, uma vez estas pessoas capacitadas, por gratidão, elas passem a viabilizar que outros tenham estas mesmas oportunidades.

As atividades da Fundação Capacitar são planejadas e executadas, de acordo com a disponibilidade dos seus voluntários. O acompanhamento dos alunos beneficiados pela Fundação é realizada através do Mentor. O(a) Mentor(a) é a pessoa voluntária, que possui formação superior, que vai fazer o acompanhamento do(a) estudante.

Carta de Benjamin Franklin

Esta carta teve influência na simbologia e na filosofia da Fundação. Os instituidores se inspiraram na carta atribuída a Benjamin Franklin, em que ele responde a um pedido de dinheiro. Reproduzida abaixo:

Prezado Senhor:

Sua situação me sensibiliza e envio anexo um cheque por 10 Louis d’or*. Eu não pretendo lhe dar tal dinheiro; Estou apenas emprestando-o. Quando você retornar ao seu país, você não deve falhar em iniciar algum negócio que a seu tempo permita a você pagar todos seus débitos.

Neste caso, quando você se encontrar com outro homem honesto em situação similar, você deverá pagar-me, emprestando o valor a ele, comprometendo-o a liquidar seu débito por operação similar quando ele estiver em condições de fazê-lo e encontrar outra oportunidade.

Espero que assim isto se repita e passe por muitas mãos até que encontre alguém que venha a parar o seu progresso. Este é um truque meu para ajudar muitos com pouco dinheiro. Não sou rico suficiente para fazer muito em serviço de outros, assim sou obrigado a ser criativo e fazer o máximo com pouco.

Com melhores votos para sua prosperidade futura, sou, caro Senhor, seu servo obediente.

B.Franklin

*moeda francesa de ouro, século XV.

Fundação Capacitar empossa novos Conselhos Deliberativo e Fiscal

A Fundação Capacitar empossou, no dia vinte do mês de setembro de 2016, os novos Conselhos Deliberativo e Fiscal, que a partir de agora será presidido por Magnos Andrei Borgmann. Os integrantes do Conselho Deliberativo são Ronilda de Oliveira e Renan Schneider, e do Conselho Fiscal são Valdair Pooder, Luis Fagundes e Cléo Dutra.

Cabe ao Conselho Deliberativo fixar as diretrizes das atividades da fundação, aprovar demonstrações financeiras e deliberar sobre planos de trabalho e sobre regulamento de auxílios. Já o Conselho Fiscal tem a função de fiscalizar permanentemente as finanças da fundação e emitir parecer semestral sobre suas contas.

A direção e vice-direção do CFJL e da FAHOR participaram do evento.