18/05/2017 - Fundação Capacitar completa 10 anos transformando a vida das pessoas

Baile de comemoração no último sábado contou com mais de 500 pessoas na Arena CFJL

TEXTO: Alessandra Toniazzo

FOTOS: Paulo R. Vasconcellos

Na noite do dia 13 de maio mais de 500 pessoas prestigiaram o baile em comemoração aos 10 anos da Fundação Capacitar, em Horizontina. O evento, que aconteceu na Arena CFJL, agradeceu as pessoas envolvidas com a instituição e apresentou a missão da Fundação na comunidade. “Mostramos o quão lindo e gratificante é este trabalho, que oportuniza pessoas menos favorecidas a alcançar a graduação com bolsas de estudos e um acompanhamento com um mentor. O aluno torna-os capacitado para a vida”, explica Maria Ester Sulzbach Ullman, coordenadora do Programa de Mentores da FC.

A principal parceira da FC é a FAHOR. Em 10 anos, 168 alunos foram atendidos em cinco diferentes cursos da faculdade. Destes, 32 se formaram. Para Martin Mundstock, Instituidor da FC, o número representa a transformação de vida que o trabalho proporciona às pessoas. “A FC é a expressão de gratidão que nós temos a partir do que a vida nos proporcionou. É a forma que encontramos de retribuir o que uma vez foi nos proporcionado: a educação. Acreditamos que todas as pessoas nascem presenteadas com dons de Deus. Para exercer plenamente estes dons, a pessoa precisa de preparação”, afirma.

E esta preparação na Fundação é feita por mentores voluntários que auxiliam no desenvolvimento pessoal e profissional do aluno. “A gente doa um tempo para orientar alguém que está começando na faculdade, cheio de dúvidas sobre o futuro. Se torna uma mãe, uma amiga, uma conselheira. É gratificante ver nos olhos deles o sentimento de agradecimento”, conta a mentora Ronilda Lopes de Oliveira. A relação de confiança entre mentorado e mentor é fortalecida em encontros durante toda graduação.

“Coragem de se doar, num mundo que só pensa em receber”

Frases referentes ao sentimento de gratidão foram espalhadas nas mesas do baile. Assim, todos puderam entender o que faz a FC seguir em frente. “São voluntários que acreditam num mundo melhor a partir da educação”, garante Martin. O símbolo do infinito é o logotipo da FC e mostra que as pessoas que fazem parte desta história vivem duas etapas nas suas vidas: “a primeira é de receber e a segunda de se doar, retribuindo os valores recebidos durante a graduação para que outros jovens possam ser contemplados. É infinito, não para”, ressalta Maria Ester.