03/10/2012 - Capacitar com alegria!

No dia 29 de julho, para comemorar os 5 anos da Fundação Capacitar, realizou-se na casa de Instituidor Martin Mundstock, um encontro em que foram convidadas todas as pessoas que colaboraram para o funcionamento da Fundação ao longo deste período. O Sr. Martin Mundstock, juntamente com sua esposa Maitê, contaram aos presentes uma breve história da Fundação e as motivações que os levaram a criá-la. A Fundação Capacitar instituída no dia 24 de agosto de 2007, surgiu através de um gesto do instituidor Mártin que quando jovem também não tinha muito recurso para estudar, então ele recebia ajuda de outra pessoa para estudar, o mesmo para sua esposa Maitê, sendo os dois de famílias humildes. Então a ideia primeiramente surgiu quando eles leram a carta de Benjamin Franklin – reproduzida a baixo: Sua situação me sensibiliza e envio anexo um cheque por 10 Louis d’or*. Eu não pretendo lhe dar tal dinheiro; Estou apenas emprestando-o. Quando você retornar ao seu país, você não deve falhar em iniciar algum negócio que a seu tempo permita a você pagar todos seus débitos. Neste caso, quando você se encontrar com outro homem honesto em situação similar, você deverá pagar-me, emprestando o valor a ele, comprometendo-o a liquidar seu débito por operação similar quando ele estiver em condições de fazê-lo e encontrar outra oportunidade. Espero que assim isto se repita e passe por muitas mãos até que encontre alguém que venha a parar o seu progresso. Este é um truque meu para ajudar muitos com pouco dinheiro. Não sou rico suficiente para fazer muito em serviço de outros, assim sou obrigado a ser criativo e fazer o máximo com pouco. Com melhores votos para sua prosperidade futura, sou, caro Senhor, seu servo obediente. ”Desde então eles resolveram ajudar jovens com necessidade de pagar uma faculdade integral sendo que também ela tem um trabalho diferenciado recebendo uma mentoria para acompanhar o acadêmico. Para finalizar o encontro cada convidado assinou o cartaz da Fundação deixando uma mensagem para os futuros integrante da Fundação Capacitar.