19/03/2010 - III Encontro de Integração da Fundação Capacitar

No início da noite do dia 15 de março de 2010, junto ao auditório da FAHOR, Campus Arnoldo Schneider, aconteceu o terceiro Encontro de Integração da Fundação Capacitar, com a presença do casal instituidor e mantenedor da Fundação, Martin e Maitê Mundstock, a Coordenadora do Programa de Mentores, Maria Ester Sulzbach Ullmann, membros da Diretoria Executiva, do Conselho Deliberativo e Fiscal, mentores, mentorados e demais convidados.

O evento teve seu início com uma breve introdução, realizada pelo Diretor Executivo, Daniel Zacher, que fez os devidos agradecimentos aos presentes e ressaltou a importância do evento que ali acontecia; assim, cordialmente, passou a palavra ao Sr. Martin Mundstock. Este, instituidor da Fundação Capacitar, apresentou um breve histórico da mesma e, também, destacou os objetivos e metas iniciais deste projeto, os êxitos obtidos até então e os planos para um futuro próximo.

Ao falar da vida acadêmica e formação pessoal, Martin bateu muito forte no ponto da procura do conhecimento extraclasse, através de cursos, palestras e do trabalho voluntário, pelo qual se aprende muito e, realmente, quem o faz, faz por prazer, por senso humanístico, por solidariedade, e não por qualquer outro motivo, seja ele financeiro ou qualquer forma de interesse. Destacou também que a Fundação Capacitar é totalmente fundamentada no voluntariado, em pessoas que doam um pouco do seu tempo e conhecimento a favor de “formar pessoas”.

Dando continuidade ao evento, o Pastor Olmiro Junior, por meio de canções, exemplificação e interatividade, dedicou sua fala ao envolvimento social, abordando o texto da multiplicação dos pães, com ênfase na partilha como resolução de problemas e superação de dificuldades e desigualdades. Seguindo, de forma expositiva, falou sobre os tipos de pessoas e seus respectivos modos de envolvimento, absorção do que há em sua volta e posteriormente a partilha com a sociedade, exemplificando que devemos ser como esponjas, que precisam de ajuda para mergulhar na água e de fato molhar-se, e quando tirada da água ela partilha o que absorveu, mas sem esquecer-se de si própria, ou seja, mesmo que “doe” muito da água contida nela, mesmo assim mantém em si a umidade necessária para a harmonia própria. Ao final de sua fala, Olmiro deixou a todos a mensagem reflexiva, “por mais que a vida seja singular, ela só acontece no plural”.

Neste momento, então, conduzidas pela Coordenadora do Programa de Mentores, Maria Ester Sulzbach Ullmann, foram feitas as apresentações dos mentores aos seus mentorados e também a colocação dos Pins com o símbolo da Fundação, que selam representativamente o compromisso mentor/mentorado e a aliança firmada com a Fundação Capacitar e seu propósito de existência. Desta forma, finalizando, o Diretor Executivo, Daniel Zacher, agradeceu a presença e a atenção de todos e relembrou o símbolo da Fundação, o infinito, que iniciava um novo “ciclo” naquela noite, ciclo o qual espera-se ser mantido e confirmado a cada etapa realizada pela Fundação Capacitar.