17/03/2010 - Instituidor e Mantenedor da Fundação Capacitar, Martin Mundstock, ministrou palestra na FAHOR

Na última segunda feira, dia 15 de março de 2010, aconteceu junto ao auditório da FAHOR – Campus Arnoldo Schneider a aula inaugural para os cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção, contando com a presença do grande executivo Martin Mundstock.

Introduzindo a magnífica palestra que seguiria, o Diretor Sedelmo Desbessel apresentou previamente o palestrante convidado, destacando a origem humilde de Martin, que hoje é diretor-presidente da Indústria de Máquinas Agrícolas Jacto, da cidade de Pompéia, interior paulista.

Assim que tomou a palavra, o Sr. Martin Mudstock já surpreendeu o público presente, perguntando se quem estava ali eram pessoas com objetivos, com metas, com vontade e energia para crescer e prosperar, deixando claro que, se alguém não tivesse nada disto, poderia se retirar da palestra, e pediu a todos que compartilhassem estes objetivos e esta vontade que se levantassem, o que, imediatamente, todos os presentes fizeram.

Dando prosseguimento, o palestrante falou sobre sua trajetória profissional, desde o seu começo como estafeta (Office-Boy) na fábrica de implementos agrícolas Schneider, Logemann e Cia. Ltda., hoje John Deere Brasil, até chegar ao seu cargo atual, de Diretor-Presidente da Jacto. Em toda sua trajetória, Mártin atuou em várias áreas, tais como: Comércio Exterior, Finanças, Recursos Humanos e Marketing. Teve, ainda, quando trabalhando pela John Deere, a oportunidade de, a convite da mesma, morar, do final de 2003 a meados de 2005, nos Estados Unidos, onde trabalhou no Centro Mundial de Desenvolvimento de Tratores em Waterloo, no estado americano de Iowa.

Trazendo uma grande bagagem de conhecimento e experiência, Martin deu alguns conselhos para os acadêmicos, iniciantes na “corrida” em busca do conhecimento e do sucesso. De forma informal o palestrante dedicou um bom tempo a perguntas, que foram variadas e importantes, estas respondidas com tranqüilidade e exemplificações, mostrando aos futuros engenheiros que nada é fruto do acaso, para “chegar lá”, sempre, são necessário sacrifício e dedicação, principalmente se tratando dos estudos, os quais nunca se deve abandonar, segundo Martin.

Encaminhando-se para o fim, uma questão destacou-se em meio a tantas outras. Quando o palestrante foi questionado se é um homem realizado, respondeu que não, não é um homem realizado, pois acredita que quando um homem é realizado, ele está morto. Enquanto vivos, segundo Martin, devemos sempre estar aprendendo, buscando novas coisas, sonhando e correndo atrás de nossos sonhos, assim, se está totalmente realizado apenas quando se está morto.

Já nas considerações finais Martin Mundstock, junto ao Diretor Sedelmo Desbessel falaram sobre a importância da humildade, e da busca do conhecimento aliado a atitude pessoal, que é de fundamental importância no desenvolvimento de uma grande profissional. Fechando a noite, o palestrante deixou uma frase: “Seja humilde, mas não Simplório”, ressaltando a importância da humildade, mas sempre almejando algo melhor e correndo atrás disto.