04/05/2007 - Fundação Capacitar - Uma iniciativa pioneira

Numa iniciativa pioneira, o casal Martin e Maitê Mundstock, instituidores da Fundação Capacitar, criaram a Fundação que tem entre seus objetivos apoiar a formação de estudantes no Ensino Superior. Entre as formas de apoio destacam-se o financiamento estudantil a acadêmicos que não tem condições de custear seus estudos e o acompanhamento durante a vida de estudos dos mesmos. Num primeiro momento, os beneficiados pela iniciativa são 16 estudantes da Faculdade Horizontina.

O marco inicial do programa de apoio a estudantes aconteceu em ato realizado na noite do dia 2 de maio na sala da Fundação Capacitar localizada junto ao prédio administrativo da Faculdade Horizontina. Neste ato, o presidente da fundação Martin Mundstock acompanhado de sua esposa Maitê Mundstock, também instituidora da Fundação Capacitar, recebeu o corpo Diretivo da FAHOR e os primeiros dezesseis estudantes beneficiados pelo programa de financiamento.

Martin Mundstock falou sobre sua inspiração para o ato de criação da fundação bem como enalteceu que o principal objetivo da fundação é apoiar a realização dos sonhos de cada estudante que passe pelo programa. Também disse que a fundação se viabiliza pelo apoio de pessoas altruistas que acreditam na formação diferenciada do ser humano dentro de princípios éticos e pelo espírito Cristão e da expectativa de que ao concluirem seus estudos, os estudantes beneficiados, passem a financiar outros estudantes, formando assim uma verdadeira corrente fazendo menção, ao símbolo do infinito, simbolo adotado pela Fundação Capacitar. Lembrou também o ato da primeira turma de Engenheiros Mecânicos da FAHOR que se cotizam mensalmente contribuindo para a formação de um estudante do Curso de Engenharia Mecânica, ato esse que serve de exemplo para turmas que estarão se formando no futuro.

O programa prevê o acompanhamento da vida de estudos dos beneficiados pelo financiamento estudantil por Mentores que tem a finalidade de orientar esses estudantes. Os Mentores são voluntários graduados que já passaram de alguma maneira pelas mesmas angústias e dúvidas que são normais na caminhada do Ensino Superior. Os cinco primeiros Mentores da Fundação Capacitar são os Engenheiros Mecânicos formados na primeira turma da Faculdade Horizontina: André Bonazza, Diego Cândido Luiz, Guilherme Klinger, Júlio Reghelin e Marcelo Hirt.

O Vice Diretor de Ensino Superior da Faculdade Horizontina, Cesar Mantovani, também se pronunciou afirmando que este é mais um momento histórico que acontece em Horizontina, enaltecendo o pioneirismo do ato. O Diretor da FAHOR, Sedelmo Desebessel, ao se pronunciar, além de agradecer ao casal Martin e Maitê Mundstock pela iniciativa, disse acreditar que o exemplo da Fundação Capacitar poderá servir de exemplo a outras Instituições, principalmente da Rede Sinodal de Educação, da qual a Faculdade Horizontina é parte integrante.

Em suas palavras finais, o Presidente da Fundação, Martin Mundstock, agradeceu a presença de todos e desejou sucesso aos estudantes pioneiros beneficiados pela Fundação Capacitar.