Atenção! Inscrições abertas para solicitação de Bolsa Auxílio Mentoria da Fundação Capacitar (para mais informações acesse DOCUMENTOS)
Na última segunda feira, dia 15 de março de 2010, aconteceu junto ao auditório da FAHOR – Campus Arnoldo Schneider a aula inaugural para os cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção, contando com a presença do grande executivo Martin Mundstock.
Introduzindo a magnífica palestra que seguiria, o Diretor Sedelmo Desbessel apresentou previamente o palestrante convidado, destacando a origem humilde de Martin, que hoje é diretor-presidente da Indústria de Máquinas Agrícolas Jacto, da cidade de Pompéia, interior paulista.
Assim que tomou a palavra, o Sr. Martin Mudstock já surpreendeu o público presente, perguntando se quem estava ali eram pessoas com objetivos, com metas, com vontade e energia para crescer e prosperar, deixando claro que, se alguém não tivesse nada disto, poderia se retirar da palestra, e pediu a todos que compartilhassem estes objetivos e esta vontade que se levantassem, o que, imediatamente, todos os presentes fizeram.
Dando prosseguimento, o palestrante falou sobre sua trajetória profissional, desde o seu começo como estafeta (Office-Boy) na fábrica de implementos agrícolas Schneider, Logemann e Cia. Ltda., hoje John Deere Brasil, até chegar ao seu cargo atual, de Diretor-Presidente da Jacto. Em toda sua trajetória, Mártin atuou em várias áreas, tais como: Comércio Exterior, Finanças, Recursos Humanos e Marketing. Teve, ainda, quando trabalhando pela John Deere, a oportunidade de, a convite da mesma, morar, do final de 2003 a meados de 2005, nos Estados Unidos, onde trabalhou no Centro Mundial de Desenvolvimento de Tratores em Waterloo, no estado americano de Iowa.
Trazendo uma grande bagagem de conhecimento e experiência, Martin deu alguns conselhos para os acadêmicos, iniciantes na “corrida” em busca do conhecimento e do sucesso. De forma informal o palestrante dedicou um bom tempo a perguntas, que foram variadas e importantes, estas respondidas com tranqüilidade e exemplificações, mostrando aos futuros engenheiros que nada é fruto do acaso, para “chegar lá”, sempre, são necessário sacrifício e dedicação, principalmente se tratando dos estudos, os quais nunca se deve abandonar, segundo Martin.
Encaminhando-se para o fim, uma questão destacou-se em meio a tantas outras. Quando o palestrante foi questionado se é um homem realizado, respondeu que não, não é um homem realizado, pois acredita que quando um homem é realizado, ele está morto. Enquanto vivos, segundo Martin, devemos sempre estar aprendendo, buscando novas coisas, sonhando e correndo atrás de nossos sonhos, assim, se está totalmente realizado apenas quando se está morto.
Já nas considerações finais Martin Mundstock, junto ao Diretor Sedelmo Desbessel falaram sobre a importância da humildade, e da busca do conhecimento aliado a atitude pessoal, que é de fundamental importância no desenvolvimento de uma grande profissional. Fechando a noite, o palestrante deixou uma frase: “Seja humilde, mas não Simplório”, ressaltando a importância da humildade, mas sempre almejando algo melhor e correndo atrás disto.