Galeria de ImagensDownloadsCalendárioMapa do Site2 visitantes on-line

BONDOSO DEUS - PARTILHA

Bondoso Deus. A tua mesa é farta e Santa. Que nossa bondade seja tanta ao repartir, com alegria, o pão, a nossa vida e o coração.

Bondoso Deus tua mesa é justiça - em esperança. Que na força desta união a nossa vida torne-se uma constante partilha. E teu reino de amor esteja conosco dia a dia.

Bondoso Deus, tua mesa é anuncio da graça, de perdão. É também denúncia da desgraça e exclusão, nos motivando para que no mundo novo em construção, não nos encontre egoísta, individualista na omissão da partilha do que é teu.

Nossa vida, nossa alegria, nosso compromisso...

Um exemplo de partilha encontrada nas andanças de Jesus é a multiplicação dos pães, que pode ser interpretado da seguinte forma:

·                    Jesus fez um grande milagre? Será que foi um milagre mágico, em que os pães e os peixes se multiplicaram na benção. Ou será que o milagre ocorrido foi o da solidariedade e da partilha. Cada um compartilhou o pouco que tinha para si, e na união, na partilha, e na benção foi o necessário para todos. Nenhum viajante sairia sem o lanche do dia para uma viagem naquela época.

·                    A partilha nos fala sobre agradecer!  Partilhar é oferecer o que temos, não a nossa sobra, o que não queremos ou não precisamos. Partilhar e dispor algo que é nosso para alguém que precisa o tanto quanto nós precisamos. Partilha verdadeira ocorre quando reconhecemos a face de Deus na pessoa que comunga seja o pão, o espaço, a vida, o estudo, o trabalho, conosco. Partilhar significa ser as mãos de Cristo realizando o milagre da multiplicação da solidariedade, vencendo o individualismo, o egoísmo e a falsa generosidade, que está exclusivamente preocupada com a sua sobrevivência. Seja a luta por pão, por espaço religioso, de trabalho ou poder.

Bondoso Deus que ages como Mãe e Pai, ao partimos o pão mais uma vez seguindo o teu exemplo, olhamos para Ti e confessamos nossos desejos...

Acompanha-nos em nossas atividades, protege-nos nas dificuldades. Acolhe-nos em nossas necessidades, porém, mais do que isso: Ensina-nos a partilhar nossos bens, nossos dons. Ensina-nos a nos tornar tuas mãos, teu amor e teu abraço. Dá-nos coragem para romper tudo que nos separa de ti e de nossos irmãos e irmão.

Que tu estejas conosco nesta partilha, assim como estiveste com teus discípulos. Alimentando o corpo, consolando os pesares, alentando a esperança, fortificando a fé.

Amém.

P. Olmiro Ribeiro Junior