Galeria de ImagensDownloadsCalendárioMapa do Site12 visitantes on-line

O CORAÇÃO PERFEITO

“Certo dia, um jovem sentou-se no meio de um povoado e anunciou que possuía o coração mais formoso de todo o lugar. Uma grande multidão reuniu-se em seu redor; todos o admiraram e confirmaram que seu coração era perfeito e concordaram que era o coração mais formoso que já tinham visto. Neste instante, chegou um homem já idoso e disse: Por que dizes isto? O teu coração não é tão formoso quanto o meu! Surpresos, a multidão e o jovem olharam o coração do senhor e viram que, apesar da idade, pulsava vigorosamente, mas estava coberto de cicatrizes e até havia lugares que faltava pedaços, e estes, haviam sido substituídos por outros que não encaixavam perfeitamente em seu lugar, pois se viam bordas e arestas irregulares. E mais, havia lugares com buracos, onde faltavam pedaços grandes. O olhar das pessoas demonstrava surpresa.

O senhor idoso então disse: O teu coração parece perfeito, porém falta algo... Veja, Deus tem me amado, e assim, aprendi a amar as outras pessoas. Cada cicatriz representa uma pessoa à qual entreguei todo o meu amor. Arranquei partes do meu coração para entregá-las a cada um daqueles que eu tenho amado. Muitos, por sua vez, têm me oferecido uma parte do seu coração, que foi colocada nos lugares que estavam abertos. Como as partes não eram iguais, sobraram as bordas pelas quais me alegro, porque elas me recordam do amor que temos partilhado... Houve oportunidades nas quais entreguei parte do meu coração a alguém, porém esta pessoa não me ofereceu um pedaço do seu em troca. Dali vieram os buracos... Dar amor é arriscar! No entanto, apesar da dor que essas feridas produzem por terem ficado abertas, lembram-me de que as sigo amando alimentando a esperança de que algum dia talvez regressem e preencham o vazio que deixaram em meu coração. Compreendes agora o que é verdadeiramente formoso?

O jovem permaneceu em silêncio, lágrimas corriam no seu rosto, aproximou-se do senhor idoso, tirou uma parte do seu formoso e jovem coração lhe ofereceu. O senhor idoso o recebeu e o colocou em seu coração, por sua vez arrancou uma parte do seu já velho e tampou o buraco no coração do jovem. A peça se moldou, mas não com perfeição como antes, por não serem idênticas as partes, notava-se as bordas. O jovem olhou seu coração que já não era perfeito como antes, porém, agora parecia muito mais formoso, belo e vivo. O amor do senhor pulsava dentro do seu coração.”

(autor desconhecido)

O amor faz com que a nossa vida se abra para as outras pessoas. Assim, conseguimos superar o medo, o egoísmo, o individualismo. O amor partilhado é a cura, o remédio para os nossos males do ódio, da indiferença, da descrença, da violência e do egoísmo.

Tem partilhado a tua vida? O teu coração?

P.Olmiro Ribeiro Junior